Saison Murici, da Experimento Beer, é cerveja que dá orgulho de beber

5 Comentario(s)
khZp0ex0.jpg-large

texto e fotos: Cilmara Bedaque

E por quê? Bem simples. É que em todas as fases do processo que leva uma cerveja ao mercado, a Experimento Beer trabalha com os conceitos de comércio justo (fair trade), sustentabilidade, as premissas da cerveja artesanal quanto à valorização do local onde ela é feita ou seus insumos são produzidos e a pesquisa e o respeito pelas cooperativas produtoras de ingredientes de suas receitas. Além disso, graças ao trabalho da Do-Design ainda ganha prêmios importantes no exterior.

A Saison Murici é resultado de uma boa idéia de receita do dono da Experimento Beer, o pernambucano Artur Schuler, mais o trabalho de Anna Paula Diniz, da Do-Design, que pesquisou e encontrou a colaboração de João Palmeira – Coordenador da APA-TO.

O murici (fruto, não o técnico ;) tem personalidade e sabor marcantes e é um ingrediente rico em possibilidades gastronômicas. Os frutos usados no preparo da cerveja são provenientes do ecoextrativismo na região do Bico do Papagaio e foram fornecidos pela cooperativa COOAF-BICO, núcleo de produção atendido pela APA-TO, uma ONG que atua no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção da agroecologia em comunidades extrativistas e povos tradicionais que produzem frutas do bioma amazônico em Sistemas Agroflorestais, lá no extremo norte do Tocantins.

“Cremos muito que este processo de elaboração da Cerveja Saison Murici e de parcerias entre as organizações COOAF-BICO, APA-TO, Experimento Beer e DoDesign-s tem três dimensões importantes: a visibilidade das comunidades da Amazônia; a visibilidade ecológica das frutas nativas e seus sabores apaixonantes e o fortalecimento das pequenas cooperativas da agricultura familiar” (João Palmeira – Coordenador da APA-TO).

A Saison Murici é a segunda cerveja resultante desse processo , depois do lançamento da Saison Umbu no ano passado. É uma Farmhouse Ale / Saison que conta com a adição de murici, fruto típico da América Latina e que pode ser encontrado em uma longa faixa do Brasil. O novo rótulo da Experimento Beer é uma Saison de corpo e amargor médios que combinam bem com a personalidade do murici. Ela não tem uma fabricação com periodicidade determinada porque depende da disponibilidade de fabricas em Minas Gerais. Seu último lote de 6 mil litros foi comercializado em 3 meses.

A mineira Experimento Beer surgiu com o objetivo de criar cervejas especiais, que tivessem alma própria e uma boa história para contar. Fundada em agosto de 2014, a proposta da cervejaria é a produção de cervejas com uma visão social e sustentável do negócio.
A missão do projeto prevê a atuação consciente no mercado, por meio do reconhecimento do produto essencialmente artesanal e da valorização da cultura local, origem e qualidade dos ingredientes. Na prática, tudo isso se dá com o desenvolvimento de receitas e produção de cervejas utilizando, além dos ingredientes típicos da bebida, espécies nativas da biodiversidade brasileira, como frutas e especiarias, geralmente cultivadas de modo agroecológico.

Os próximos projetos da Experimento Beer são receitas que utilizam o Butiá (coquinho azedo), a madeira peruana Palo Santo e a pasta de cajú, doce tipicamente pernambucano.

Tivemos um bom encontro saboreando a Saison Murici e ficamos muito orgulhosos de ver um Brasil que não está todo dia nas páginas dos jornais, mas é resultado do trabalho de gente que estuda, pesquisa e tem orgulho da cultura brasileira.

Longa vida à Experimento Beer, a DO-Design e às cooperativas por este Brasil afora tão bem representadas neste dia por João Palmeira, filho de agricultor familiar, que é agrônomo e coordena um trabalho importantíssimo para sua região e para todos nós.

PS: As coordenadas que aparecem no rótulo da Saison Murici são da cidade de Augustinópolis onde o murici é produzido.

 

 

 

Related posts:

5 thoughts on “Saison Murici, da Experimento Beer, é cerveja que dá orgulho de beber

    • boa pergunta!
      não sei qual será o alcance da distribuição da Murici, mas em Recife existem excelentes lojas de artesanais.

  1. Sou apaixonado por cerveja artesanal, aliás, frequento uma loja de especiais a 2 quarteirões de minha casa. Vejo os donos, meus amigos, lutando dia a dia para manter o negócio aberto. Torço por todos os que se dedicam à produção artesanal, pelo meu prazer, mas, principalmente pelo desenvolvimento de micro e pequenas empresas capitaneadas por pessoas que são compromissadas com a qualidade. Boa sorte!

  2. Parabéns pela iniciativa. A COOAF BICO tem um trabalho muito bom com a preservação e valorização dos frutos nativos, geração de renda e abertura de mercados para os agricultores familiares e agroextrativistas ligados a ela. Força e boa degustação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>